Consumo de energia

Os cinco principais eletrodomésticos que consomem energia

O custo de vida está no seu nível mais alto numa década, sendo as contas de energia das famílias a maior despesa.

Escolher o eletrodoméstico mais eficiente em termos energéticos para as necessidades pode ajudá-lo a poupar energia – e dinheiro – nas suas contas, mas alguns utensílios domésticos comuns consomem mais energia do que outros.

Aqui, descobrimos quais são os maiores utilizadores de eletricidade em casa e oferecemos algumas dicas sobre como utilizá-los da forma mais eficiente possível para o ajudar a reduzir a sua fatura energética.

Consumo de energia

Aparelhos de lavagem

Máquinas de lavar, lava-louças e secadoras representam 14% de uma conta de energia típica, ocupando o primeiro lugar em nossa lista. A energia necessária para aquecer a água que utilizam aumenta o consumo, tornando-os eletrodomésticos que consomem muita energia.

Escolher ativamente lavar a roupa a uma temperatura mais baixa pode ajudar a reduzir o consumo de energia e tentar evitar lavar meias cargas para poupar água. O mesmo conselho vale para sua máquina de lavar louça: use a configuração Eco, se houver, e tente esperar até que esteja cheia para ativá-la. Temos mais dicas em nosso blog sobre como economizar energia ao usar sua máquina de lavar.

Aparelhos frios

Os frigoríficos e congeladores também representam cerca de 13% da fatura média de energia de uma família. Pela sua própria natureza, estes aparelhos precisam de permanecer ligados o tempo todo, por isso estão continuamente a consumir energia para manter uma temperatura constante.

Eles também estão entre os aparelhos mais duradouros da nossa casa. O frigorífico combinado típico tem uma vida útil de 17 anos!

Como eles estarão ligados 24 horas por dia e poderão durar 17 anos, há um enorme benefício em investir em um sistema energeticamente eficiente. Na próxima vez que você comprar uma geladeira ou freezer novo, considere o menor que atenda às suas necessidades, bem como o mais bem avaliado que você puder pagar.

Eletrônicos de consumo

Hoje, dependemos muito mais dos produtos eletrônicos de consumo – desde computadores portáteis a televisores e consolas de jogos – por isso não deverá ser surpresa que eles ocupem o terceiro lugar, representando cerca de 6% da sua fatura energética.

Alguns dos conselhos mais antigos permanecem relevantes: lembre-se de desligar seus dispositivos no modo de espera sempre que possível.

Se for hora de comprar uma nova TV, procure a mais eficiente em termos energéticos que você puder pagar ou escolha uma tela menor para economizar nos custos operacionais. Temos mais conselhos sobre a escolha de eletrodomésticos, incluindo os principais itens a serem observados para reduzir suas contas de energia.

Iluminação

Logo atrás dos eletrônicos, a iluminação representa cerca de 5% da conta total de energia de uma casa média. Você pode reduzir a quantidade de energia usada substituindo as lâmpadas halógenas por LEDs.

Os LEDs vêm em uma variedade de tons, de frio a quente, permitindo criar o efeito de iluminação que você deseja para sua casa. Se uma família média substituísse todas as lâmpadas por LED, custaria cerca de £180 e pouparia cerca de £60 por ano em contas.

Outra dica: apague as luzes quando não as estiver usando ou ao sair de um ambiente. Isso economizará cerca de £ 25 por ano em suas contas anuais de energia.

Culinária

Seus hábitos culinários estão custando muito caro em suas contas de energia? Cerca de 4% da sua fatura energética é gasta na alimentação de eletrodomésticos, incluindo placa, forno, chaleira e micro-ondas.

As microondas são mais eficientes do que os fornos no cozimento, pois aquecem apenas os alimentos e não o espaço de ar interno. E tente evitar encher demais a chaleira e economize £ 11 por ano na conta de luz.

Confira nossa página de dicas rápidas para ver quanto você pode economizar em suas contas de energia.