Amparando para Crescer

O Projeto Amparando para Crescer foi idealizado, inicialmente, para atender a uma necessidade da Comunidade de Jardim Gramacho, já que o bairro não possui creches suficientes para absorver a todas as crianças em início de idade escolar. Para as crianças que já frequentam a escola, a participação no Projeto agrega valor, no que reforça o processo de aprendizagem, mas, principalmente, por tratar-se de espaço de vivência de tolerância, respeito e diálogo.

Atendemos, diariamente, à 60 crianças, de 4 a 8 anos, com oferta de educação infantil complementar e reforço escolar, aplicados de uma forma diferenciada e lúdica, o que permite o desenvolvimento de habilidades, como criatividade, autonomia, criticidade, autossuficiência, aumentando a autoestima, o reconhecimento de seu valor pessoal e a sua visão de mundo. As atividades são desenvolvidas de segunda à sexta-feira, no contra turno escolar.

Além de contribuírem com a formação individual da criança, as atividades educacionais lúdicas também têm papel importante na promoção de vínculos e sociabilização do público infantil. Afinal, é durante a prática de atividades em grupo que os pequenos aprendem a lidar com perfis diferentes, fazer novas amizades e criar vínculos com pessoas próximas. Cada brincadeira tem sua importância no processo de crescimento e desenvolvimento. Ao conviver com os colegas, a criança assimila o que é companheirismo, desenvolve a tolerância e aprimora suas habilidades de comunicação e negociação. Acreditamos que um trabalho que valorize as diferenças e o respeito coletivo contribuirá para que as crianças atendidas cresçam motivadas por projetos de vida que transformem a si mesmos e a sua comunidade.